LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21/03/2012

2 milhões de cariocas cobertos pelo Saúde da Família


A Prefeitura do Rio inaugura nesta quarta-feira, 21 de março, a 57ª clínica da família da cidade, em Parada de Lucas, que beneficiará 21 mil pessoas. A solenidade contará com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, além do governador Sergio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann. Na ocasião, a Prefeitura comemora a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que hoje já beneficia 2 milhões de cariocas.
 
Com a abertura da Clínica da Família Joãosinho Trinta, a cobertura de saúde da família na cidade chega aos 32%, o que equivale a 2 milhões de cidadãos com assistência integral e personalizada de saúde. O número é dez vezes maior do que no início da atual gestão, em 2009, quando havia cerca de 200 mil pessoas no programa e o índice de cobertura era de apenas 3,5%. O crescimento da ESF na cidade do Rio foi o maior de todos os tempos no país. Entre os anos 2009 e 2011, o Rio foi responsável por 55% das equipes da Estratégia de Saúde da Família implantadas no Brasil. Das 803 equipes criadas no período, 437 foram na cidade do Rio. 
 
Além da nova Clínica, a Prefeitura do Rio anuncia a chegada das ambulâncias do Programa Cegonha Carioca para mais 34 bairros das Zonas Norte e Sul. Com o serviço, as gestantes que fazem parte do programa em toda a Área de Planejamento 3.3 (Madureira e adjacências), Complexo do Alemão, Vidigal, Chapéu Mangueira/Babilônia e Vila Canoas passam a contar com ambulâncias para transporte até a maternidade na hora do parto. Hoje, as ambulâncias Cegonha já atendem às regiões de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e Rocinha. No Cegonha Carioca, além do transporte específico para os bairros já atendidos, as gestantes de toda cidade têm acompanhamento de pré-natal, recebem enxoval para o bebê, garantia de assistência na hora do parto e conhecem com antecedência a maternidade onde terão o bebê.
 
“A abertura da Clínica da Família Joãosinho Trinta é um marco na história da saúde na cidade do Rio de Janeiro. Com a inauguração, 2 milhões de cariocas passam a ter cobertura de saúde, com médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e outros profissionais que conhecem os seus históricos e podem proporcionar um atendimento mais próximo e humano. É uma grande vitória. Nunca se fez tanto e em tão pouco tempo. Nossa meta é chegar aos 35% até o fim do ano e vamos chegar lá”, afirma o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
 
A Clínica da Família Joãosinho Trinta é a décima da área de planejamento 3.1 (Subúrbio da Leopoldina) e contará com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A previsão é de que sejam feitas 2.400 consultas médicas, além dos demais procedimentos e serviços que serão oferecidos. A região passa a ter 60% de sua população coberta pela Saúde da Família. Em 2008, o percentual era de 5,5%.
 
No local, além das consultas médicas, os pacientes passam por procedimentos ambulatoriais, consultas com equipe de enfermagem e com agentes de saúde. Também será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos.
 
Na nova Clínica da Família funcionará também o 52ª Centro de Convivência do Idoso com Academia Carioca da Saúde e Sala de Bem Estar, que oferecerá atividades físicas supervisionadas para os pacientes e atendimento específico para a terceira idade. No centro, há um clínico exclusivo fazendo o acompanhamento ambulatorial e os idosos participam de atividades multidisciplinares com círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia.
 
A unidade fica na Praça José da Matta Pita (Rua Anamã), em Parada de Lucas, e seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3,7 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras. 
 
Sobre Joãosinho Trinta: João Clemente Jorge Trinta nasceu no dia 23 de novembro de 1933 em São Luis, Maranhão. Viveu em sua cidade natal até os 18 anos e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, onde fez história no carnaval da cidade e foi campeão 11 vezes como carnavalesco. Em 2006, mudou-se para o Distrito Federal e foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Morreu em 17 de dezembro de 2011 de insuficiência respiratória e renal em São Luís. Em sua homenagem, no dia 21 de dezembro, seu nome foi anunciado para a Cidade do Samba.

Fonte: SMSDC/RJ (21/03/2012 - http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=2673780)